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[Tutorial 9] - Editor de Magias e Projéteis


Weylon Santana

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Agora vamos para o Editor de Magias.

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Parte Inferior

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Começaremos com a parte Inferior (Logo acima a imagem.)

 

Vale lembrar que valores negativos aumentam o HP e valores positivos causam dano ao HP.

Para uma magia de Buff de life, basta por Alvo Em Si, Marcar a caixa (Amigável) e por o valor do dano Negativo.

  • Curar / Dano ao longo do tempo. - Se a magia irá curar ou causar dano ao longo do tempo. Deve-se ficar atento a uma coisa: Impulso de Status ou Efeito - Duração. Curar / Dano ao longo do tempo só irá causar uma repetição da magia em um determinado espaço de tempo, dentro do tempo do Impulso de Status ou efeito.

Exemplo: Eu defino Impulso de Status ou Efeito - Duração em 5000ms (5 segundos). E defino Curar / Dano ao longo do tempo em 1000ms (1 segundo), então dentro de um espaço de 5 segundos a magia irá se repetir a cada 1 segundo. Causando Dano ou Cura ao longo do tempo.

Aviso 1 - Vale lembrar que a animação da magia irá repetir 5 vezes neste exemplo, então atenção ao usar esse recurso.

Aviso 2 - Caso você coloque um espaço de tempo em "Impulso de Status ou Efeito" menor do que o tempo da "Animação" em si, então ao lançar a magia, uma animação ficará sobrepondo a mesma e assim por diante até o tempo acabar.

Aviso 3 - Para saber quantas vezes a animação irá repetir (magia será lançada), basta dividir "Impulso de Status ou Efeito" por "Curar / Dano ao longo do tempo".

Eu defino Impulso de Status ou Efeito - Duração em 15000ms (15 segundos). E defino Curar / Dano ao longo do tempo em 3000ms (3 segundo)

15 Dividido para 3 = 5. A animação irá rodar 5 vezes (A cada 3 segundos num espaço de tempo de 15 segundos.)

  • Modificadores de Status - São os famosos Buffs e Debuffs de status, também aceitam valores positivos e negativos. Quando a magia está marcada como [Amigável] significa que irá afetar ao jogador também, então atenção ao fazer buffs e Debuffs.
  • Efeito -
  1. Silênciar - O Jogador/Npc não pode lançar magia.
  2. Atordoar - O Jogador/Npc não atacar, lançar magia ou andar.
  3. Enganar - Até onde testei. O personagem fica imóvel, ainda capaz de lançar magia.
  4. Cegar - Todo dano se torna 0.
  5. Furtividade - Torna o Jogador/Npc invisível, então o jogador que ativa essa habilidade ficará invisível para todos os outros jogadores e Npc que tem "Atacar na vista" simplesmente não faz nada por não ver o jogador e ataca quando é atacado.
  6. Transformar  - Muda a aparência do personagem para um Sprite de sua escolha.

 

Parte Superior

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  • Geral
  • Tipo - 
  1. Magia de Combate - Causar Danos ou Cura.
  2. Teleportar Mapa - Toda a parte de Dano e Modificadores de status desaparece e aparece a área de Spawn de Npc que neste caso irá servir para teleportar o jogador para o mapa e coordenadas escolhidos.
  3. Teleportar Alvo - Neste caso irá teleportar um alvo incluindo você.
  4. Salto - Um "Teleporte Rápido pelo mapa", uma magia de salto, nela permite definir quantos tiles o personagem irá saltar num "pulo". Nas configurações de pulo permite ignorar Colisões do Mapa, Recursos ativos ou inativos e blocos da Dimensão - Z.
  5. Evento - Acionará um evento.
  • Ícone - Imagem.
  • Desc - Descrição da Magia.
  • Animação de Conjuração - Animação ao conjurar a magia.
  • Animação de Acerto - Animação ao acertar o jogador/Npc.

Dica - Magias de Buff como curar, Magias que são físicas e rápidas, de corpo-a-corpo. Basta colocar somente Animação de Conjuração, por serem rápidas.

 

  • Magia custa -
  • Mana ou Saude? - Definir valores de custo para a execução.
  • Tempo de conjuração - Tempo para conjurar a magia.
  • Tempo de recarga - Tempo em que a magia fica em descanso para sua execução novamente.

 

A Área de Requerimentos e Condições será estudada em um tutorial próprio.

 

  • Tipo de Alvo - 
  1.  Em si - Nome Autoexplicativo.
  2. Único Alvo - 

Conjuração a Distancia - Quantos tiles de distância a magia vai.

Se você define por exemplo 7. O Npc na mesma linha que você dentro de uma distância de 7 tiles será atingido.

Raio do Ataque - Quantos tiles em Área (circulo) a distância alcança.

Se você define por exemplo 7. O Npc dentro de um raio de 7 tiles será atingido.

  1. Área de Efeito - Quantos tiles em Área (circulo) a distância alcança.

Se você define por exemplo 7. O Npc dentro de um raio de 7 tiles será atingido. Creio eu que a diferença é que múltiplos alvos podem ser atingidos, diferente do Único Alvo como o nome sugere.

  1. Linear (Projétil) - Vide Projétil Logo Abaixo.

 

Editor de Projéteis.

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Aqui não teremos muita Dificuldade.

  • Nome
  • Velocidade - Velocidade do Projétil.
  • Demora ao lançar - Um Atraso antes de lançar a animação.
  • Quantidade - Quantidade de Animação lançadas.
  • Distância - Quantidade de Tiles alcançados
  • Empurrar para Trás - Um efeito onde o mostro é lançado para trás, (Um ataque muito forte Talvez?), define a quantidade de tiles que ele pula para trás.
  • Magia de Colisão - Me aprofundarei mais teste item e faço a edição aqui.
  • Gancho de Garra - Imagine o Batman, ele tem aquela arma com um gancho que atira em cima de um prédio e é puxado para cima. O prédio é o tile que está configurado como "Garra de Gancho" e o Projétil age como a a arma que irá puxar você até o tile.
  • Animação - Qual animação reproduzir.
  • Ignorar Colisões -  Ignorar Colisões do Mapa, Recursos ativos ou inativos e blocos da Dimensão - Z. A animação passa por cima.
  • Requisitos de Munição - Requer um item para executar o projétil. Por exeplo, uma flecha, bola de canhão, faca, adaga, etc. Vai da criação de cada um.

 

  • Geração de projeteis.

Cada uma dessas setas vermelhas, aponta para um direção onde o projetil será atirado. Se Você por exemplo Seleciona todas dessa forma:

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O Projétil sairá assim:

 

Vale lembrar que o S significa o ponto de origem de spawn do projétil. Quer lançar uma magia para frente? Basta selecionar somente a seta afrente do S, que no client a magia será lançada afrente do personagem não importando a direção que ele esteja.

 

Ficou um pouco grande, mas vale a pena ler. :D

Dúvidas sintam-se livres para me enviar uma mensagem privada ou quote-me para que eu veja a notificação e responda assim que possível.

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  • 5 years later...
2 hours ago, psychoranger said:

Não consigo de forma alguma fazer com que o projétil rotacione para o lado correto, já desabilitei a rotação no editor de animações, já coloquei o auto rotacionar no editor de projétil, mas não vai, alguém me da uma luz?

a "ponta" da imagem/animação que você quer que rotacione deve estar voltada para cima
no editor de animações deve desativar rotações

no editor de projeteis deve ativar o rotacionar

 

fazendo isso deverá funcionar, se não entre no nosso grupo do discord para acompanhamento melhor.

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